terça-feira, 13 de setembro de 2011

Algumas atrações turísticas em Veneza...

Basilica di San Marco
A Basílica de São Marcos é a mais famosa das igrejas de Veneza,  e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Localizada na Praça de São Marcos (Piazza di San Marco), ao lado do Palácio dos Doges, a basílica é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.
Essa construção foi desenhada no século XI para abrigar as relíquias de S.Marco o Evangelista. A fachada tem cópias de quatro estátuas de bronze (as originais estão no museu da basílica). Não deixe de ver o altar do século 10 de ouro e prata com diversas pedras preciosas.

Piazza San Marco
A Praça de São Marcos  é a única  praça de Veneza, considerada seu  principal destino turístico, com permanente abundância de fotógrafos, turistas e pombos. Atribui-se a Napoleão Bonaparte, embora muito provavelmente o deva fazer-se a Alfred de Musset, a autoria do epíteto de le plus élégant salon d'Europe (o salão mais belo da Europa).
A melhor maneira para aproveitar esse local é à pé, caminhando entre os antigos prédios e monumentos que circundam a praça. A riqueza histórica e a beleza arquitetônica são os seus principais atrativos.
Além das atrações históricas, a praça é reconhecida por abrigar excelentes restaurantes e cafés italianos que, algumas vezes, tocam músicas regionais para embalar jantares românticos. A maioria deles está localizada na área da praça e serve especialidades típicas da Itália, como o capuccino e os gelattos .

Campanile di San Marco                                             
Essa torre é uma reconstrução da torre com 1000 anos de idade que caiu em 1912. No século XV  as pessoas consideradas imorais eram penduradas em gaiolas de madeira na torre vivendo de pão e água, e acabavam morrendo.
Palazzo Ducale                                
É uma combinação de senado, suprema corte, câmara de tortura e prisão. O exterior do edifício é impressionante, assim como a parte interna dele, que tem escadas monumentais, corredores secretos e celas de prisões. O palácio está repleto de pinturas. Não perca a vista da sacada.
O palácio actual foi construído entre 1309 e 1424. Giovanni Bon e Bartolomeo Bon criaram a chamada Porta della Carta, um monumental portão em estilo gótico tardio na Piazzetta, ao lado do palácio.

Antiga sede do Doge de Veneza e da magistratura veneziana, seguiu-lhes a história, dos alvores à queda, e é hoje sede do Museo Civico di Palazzo Ducale (Museu Cívico do Palácio Ducal).



Museo Correr                                 
Uma coleção bastante variada de objetos históricos e uma galeria de pintura dos séculos 13 a 17. Fica na Piazza San Marco.


San Giorgio Maggiore
San Giorgio é actualmente conhecida sobre tudo pela sua Basílica de San Giorgio Maggiore, desenhada por Andrea Palladio e começada em 1566. Dizem que a vista da torre dos sinos de San Giorio Maggiore é a mais bonita da região.

Ca' d'Oro 
A Ca' d'Oro é um conhecido palácio de Veneza, situado no sestiere de Cannaregio e voltado para o Grande Canal. Actualmente é utilizado como museu.




Ca' Foscari                                         
Ca' Foscari é um palácio veneziano construído em por volta de 1452 às margens do Grande Canal pelo doge Francesco Foscari como demonstração de seu poder e sua riqueza. É um representante típico do estilo gótico veneziano de arquitetura. Durante a ocupação austríaca, no século XIX, serviu de hospedaria e de caserna. Em 1866, foi adquirido e reformado pela Comuna de Veneza, que em seguida o cedeu para servir de sede à Real Escola Superior de Comércio de Veneza. Entre 1997 e 2005, passou por nova reforma. Atualmente é a sede da Universidade Ca' Foscari de Veneza.

Ca' Rezzonico   

O Ca' Rezzonico é um dos mais famosos palácios de Veneza, com a fachada principal voltada para o Grande Canal. Fica situado no sestiere de Dorsoduro. Actualmente acolhe o Museo del Settecento Veneziano, um museu público dedicado ao século XVIII veneziano.


 
Collezione Peggy Guggenheim
Com obras de Picasso, Kandinsky, Ernst, Pollock e Motherwell entre outros.


Gallerie dell'Academia                                
A Galeria Accademia é um museu de Veneza , que reúne a melhor coleção de arte de Veneza. Entre os artistas representados incluem Giorgione, Giovanni Bellini, Vittore Carpaccio, Tintoretto e Ticiano. Preserva também outras formas de arte como esculturas e desenhos, incluindo o famoso Homem Vitruviano por Leonardo da Vinci (mostrado apenas em ocasiões especiais).
As Galerias estão localizados no bairro de Dorsoduro , ao pé da Ponte Accademia , no que era até o início do século XIX o vasto complexo que consiste na Igreja de Santa Maria della Carita , o convento dos Cônegos Lateranenses e da Escola de Santa Maria della Carita (a entrada é o local do último).Eles levam seu nome da "Academia de Belas Artes , inaugurado em 1817 e já dividiu o assento até 2004 .


Palazzo Labia                                   
Nesse palácio você encontrará o mais bonito salão de dança de Veneza. Antigamente local de ostentação de famílias ricas, hoje é sede da RAI, rede de televisão italiana. 
Palazzo Vendramin Calergi                        
O edifício de arquitectura distinta, foi a casa de muitas pessoas proeminentes através da história e é lembrado como o lugar onde o compositor Richard Wagner morreu.
Ponte di Rialto                                
A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.


Mercato Rialto
O Rialto tem de tudo que voce procura: suvenirs, descontração e ares de supermercado. Para quem gosta de observar a movimentação, é um ótimo lugar. Vá bem cedo para poder aproveitar o lugar.

Santa Maria dei Miracoli                                             
A igreja de Santa Maria dos Milagres é um  templo católico de estilo renascentista construído entre 1481 e 1489, projetado por Pietro Lombardo com a finalidade de dar uma localização digna à imagem da Virgem Maria venerada nesse lugar desde 1408.
A igreja foi edificada em estilo do renascimento veneziano: mármore branco, rosa e serpentina, colunas falsas nas paredes, parte alta da fachada semicircular, etc.

Santa Maria Gloriosa dei Frari  
                                
Basilica di Santa Maria Gloriosa dei Frari, normalmente chamada simplesmente os Frari, é uma das maiores igrejas de Veneza e tem o estatuto de basílica menor. Está no Campo dei Frari, no coração do bairro de San Polo.
Os franciscanos obtiveram terra para erigir uma igreja em 1250, mas o edifício só se terminou em 1338. De forma quase imediata empreenderam-se os trabalhos para a substituir por uma maior, a igreja actual, que levou quase um século a construir e ficou terminada em meados do século XV. O campanário (acabado em 1396) tem 83 m de altura e é o segundo mais alto da cidade depois do da Basílica de São Marcos.
Santi Giovanni e Paolo
                                
A Basílica de São João e São Paulo  É um enorme edifício de tijolo construído em estilo gótico italiano. É principal igreja da Ordem Dominicana em Veneza, e como tal foi construída para pregar perante grandes congregações. É dedicada a São João e a São Paulo, não o apóstolo e o discípulo mais famosos, mas a dois obscuros mártires da primeira igreja cristã em Roma, cujos nomes se documentaram no século III mas cuja lenda é de data posterior.
Em 1246, o doge Jacopo Tiepolo doou uma parcela de terra pantanosa aos dominicanos depois de sonhar com um grupo de pombas brancas sobrevoando-o. A primeira igreja foi demolida em 1333, quando se começou a construção da igreja atual. Não acabou senão em 1430.
O vasto interior contém muitos monumentos funerários e pinturas, assim como uma Virgem da Paz, uma estátua bizantina tida por milagrosa e situada numa capela própria na nave meridional, e um pé de Santa Catarina de Siena, a principal relíquia da igreja.



Scuola Grande di San Rocco                                      
A Scuola Grande di San Rocco é uma antiga construção em Veneza, localizado em San Polo , em Campo San Rocco.
Madonna Dell'Orto
O dell'Orto Madonna é uma igreja em Veneza , Itália , no sestiere de Cannaregio.
Museo di Storia Naturale
Museo di Storia Naturale di Venezia  é um museu de história natural alojados em Fondaco dei Turchi , localizado no Grande Canal , Veneza , Itália. Sua coleção é baseada principalmente em torno da natureza da lagoa veneziana que rodeia a cidade.
O museu está localizado no dei Fontego Turchi , originalmente construído no século XIII como um palazzo para a família Pesaro. Foi construído no estilo bizantino, sendo originalmente utilizado como um depósito de negociação para mercadorias do Oriente.
Ca´Pesaro
A Ca' Pesaro é um palácio de Veneza situado no sestiere de Santa Croce. O grandioso palácio, agora sede da Galeria Internacional de Arte Moderna e do Museu de Arte Oriental de Veneza, foi projectado no século XVII pelo arquitecto Baldassarre Longhena por vontade da riquíssima e nobre família Pesaro. Em 1682, ano em que Longhena faleceu, o palácio ainda estava incompleto. Então, o cliente confiou a sua conclusão a Gian Antonio Gaspari, que o completou em 1710, respeitando o projecto original.
Da família Pesaro, o majestoso palácio passou em seguida aos Gradenigo. Posteriormente, os padres arménios Mechitaristi utilizaram-no como colégio e, por fim, foi adquirido pela família Bevilacqua. Chegado à posse da Duquesa Felicita Bevilaqua La Masa, esta destinou o palácio a tornar-se numa galeria de arte moderna.


Murano
A Ilha é uma Veneza em miniatura e é o centro histórico da produção de vidro por mais de 800 anos, atingindo seu auge entre os séculos XV e XVI. As fábricas de vidro valem a visita, mas ficam fechadas aos sábados e domingos.
Murano, embora descrita como uma ilha da Lagoa de Veneza, é de facto um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. Murano é famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros

Torcello    Ilha magnífica no lago de Veneza, hoje é deserta, mas já foi habitada há 1500 anos atrás. Ainda possui 2 igrejas do século XI, e  tem um restaurante muito bom (Locanda Cipriani). È o povoado mais antigo de Veneza e o lugar que abriga a construção mais antiga da laguna. Pegue o Vaporetto 12 desde Fondamente Nuove para ir à ilha. A catedral de Santa Maria Assunta tem um famoso mosaico da Virgem.

Burano
A Ilha é famosa por suas muitas casas pintadas com cores vivas, cuja beleza evidente torna suas ruas e canais tão pitorescos quanto a própria cidade de Veneza.
A ilha não é grande e vale a pena conhece-la inteira, talvez para procurar a sua única igreja. Para chegar a Burano existe um barquinho que parte de Torcello (5min de viagem), Punta Sabbioni (30 min de viagem) e Veneza (40 min com paradas intermediarias).




0 comentários:

Postar um comentário